As varizes representam um verdadeiro problema na vida das mulheres. A condição, quase sempre associada a um incômodo estético, vai além: tem impacto direto na saúde e merece uma atenção especial pelo risco que representa quando não tratada de maneira eficaz.
Elas se caracterizam como veias dilatadas e tortuosas que já não conseguem mais desempenhar a função de conduzir o sangue até o coração, provocando sintomas como ardor e coceira, e afetando não apenas a autoestima feminina, mas sua qualidade de vida e bem-estar.
Abaixo, exploraremos um pouco mais sobre os métodos preventivos mais recomendados e os tratamentos disponíveis.
Métodos preventivos
Por se tratar de um problema circulatório, a prática de atividades físicas e o controle do peso arterial são dois dos métodos preventivos mais adotados e recomendados. A caminhada, por exemplo, é um ótimo exercício para quem sofre com a condição, pois estimula os músculos da perna e o bombeamento de sangue.
Mas atenção: toda e qualquer prática deve ser acompanhada por um especialista, para garantir que ela esteja dentro dos limites do seu corpo.
Além disso, uma alimentação saudável e balanceada, aliada à redução do consumo de bebidas alcoólicas, se mostra eficaz quando falamos na prevenção das varizes.
Tratamentos eficazes
Atualmente há diversos métodos para tratar as varizes de maneira eficaz. Nos casos menos graves e diagnosticados de forma precoce, os cuidados podem ser clínicos e envolvem a adoção de hábitos preventivos, como o controle de peso, além do uso de meias elásticas e medicamentos.
Em casos mais avançados, é preciso entender o estágio e a gravidade para aplicar a melhor intervenção, sendo a cirúrgica a mais indicada. Além de rápida, a cirurgia pode ser realizada de forma minimamente invasiva.
É preciso atentar para o fato de que o procedimento cirúrgico trata apenas as veias que estão doentes, mas não eliminam os fatores de risco e não pode garantir que outras veias, anteriormente saudáveis, também possam ser acometidas pela condição.
Tratamento de Varizes em Brasília
O Dr. Bruno Lorenção é médico formado pela Escola de Medicina da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (ES) e possui título de especialista em Cirurgia Geral pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Cirurgia Vascular, Angiorradiologia/Cirurgia Endovascular e Ecografia Vascular com Doppler pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC). Tem Doutorado junto à Universidade de São Paulo (USP) e Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Ele realiza seus atendimentos em Brasília, nos hospitais da Rede D’or, além de sua clínica privada.
REFERÊNCIAS: