Se você está lendo é porque já realizou a sua cirurgia de varizes e está no período Pós-operatório, se recuperando. Abaixo algumas sugestões e lembretes para te ajudar a passar por essa fase com tranquilidade.
Mantenha as pernas elevadas em casa, movimentando sempre os pés. Caminhar por 5 a 10 minutos a cada hora. Procure caminhar normalmente, sem mancar. Você deve usar a panturrilha normalmente para se movimentar e impulsionar o sangue adequadamente.
Se alimente com comidas leves e tome ao menos 2 litros de água por dia.
Essas duas recomendações são muito importantes!!!! A movimentação e hidratação no pós-operatório ajudam a prevenir a ocorrência da Trombose Venosa Profunda.
Retire as faixas no dia e horário que o seu médico orientou. Procure retirá-las no banho — isso ajuda a facilitar a remoção das mesmas.
Os micropores (adesivos da pele) usualmente devem permanecer mais alguns dias para adequada cicatrização das micro-incisões. Você vai retirá-los também no dia que o seu médico orientou (habitualmente no terceiro dia).
Vamos ao momento da surpresa! Ao retirar as faixas você notará que além dos curativos você deve ter marcas e hematomas nas pernas! Isso é normal! Não se preocupe. Com paciência e cuidados adequados tudo ficará bem!
Após retiradas as faixas, você deve iniciar o uso do Gel conforme indicado. Ele serve para ajudar o seu organismo a absorver os hematomas que se formaram na cirurgia.
Evite exposição ao sol por pelo menos 14 dias! A radiação solar quando incide sobre os hematomas na pele, pode provocar a formação de manchas. Mantenha as pernas cobertas!
Na sua receita, além do Gel, serão prescritas medicações analgésicas e venotônicas: elas tem como objetivo melhorar a dor e ajudar na recuperação pós operatória. Tome-as corretamente e qualquer problema, avise ao médico.
A prescrição de profilaxia para trombose (ex: Rivaroxabana, Apixabana, etc) será feita para alguns pacientes, a depender do tamanho da cirurgia e do risco individual de cada paciente. Qualquer dúvida, pergunte ao seu médico.
Mantenha os cuidados iniciais (repouso com pernas elevadas, caminhar a cada hora, se alimentar e se hidratar) até o retorno com seu médico — isso deve ocorrer em 7 a 10 dias.
As meias elásticas são muito importantes no período pós-operatório — elas ajudarão a diminuir o inchaço e a dor. Entretanto, na primeira semana de pós-operatório seu uso pode ser difícil pela presença dos curativos, hematomas muito recentes e algum desconforto. Sendo assim, aguarde o primeiro retorno com seu médico para que ele possa te orientar quanto ao uso das meias elásticas.
Observação - As orientações descritas aqui tem caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação de si mesmo ou de terceiros. Em caso de dúvidas sempre consultar um médico da equipe. Somente ele está habilitado a realizar o diagnóstico e programar a terapia mais adequada.
Fonte: Bruno L. de Almeida, MD, PhD / Vascular Brasília