Se você está lendo é porque sua cirurgia de varizes está autorizada ou já foi marcada. Abaixo algumas sugestões e lembretes para o preparo antes da cirurgia.
Procure se hidratar e se alimentar bem um dia antes da cirurgia, pois você precisará de 8h de jejum de sólidos (incluindo leite e derivados) e 4h de jejum para líquidos claros (água, chás, sucos coados) antes da cirurgia.
Um dia antes da cirurgia você deve depilar as pernas, coxas e virilhas. Os pelos atrapalham a cirurgia e devem ser retirados.
No dia da cirurgia, lembre-se de trazer TODOS os seus exames. Isso inclui:
Risco Cardiológico
Exames Cardiológicos
Exames laboratoriais
Ultrassom Doppler
Avaliação Pré-Anestésica
Esses são muito importantes para a segurança da cirurgia e para avaliação correta das veias que devem ser retiradas. Faça uma checagem uma semana antes da cirurgia e deixe-os todos juntos numa pasta, facilitando no dia da cirurgia. Qualquer dúvida, avise ao médico!
Lembre-se que pode ser necessário suspender ou interromper o uso de certas medicações antes da cirurgia. Medicamentos como anticoagulantes (Marevan®, Rivaroxabana, Apixabana, etc), antiplaquetarios (AAS, Clopidogrel, Ticagrelor, etc), emagrecedores (Ozempic®, Saxenda®, etc) e medicamentos de diabetes (Metformina, Insulinas, entre outros) estão entre os principais. SEMPRE deixe claro para o seu médico quais medicamentos faz uso contínuo. E lembre-se que na consulta Pré-Anestésica, o uso desses medicamentos também será questionado. Isso faz parte das medidas para sua segurança cirúrgica!
Chegue ao hospital cerca de 2h antes do horário agendado para a sua cirurgia! Esse tempo é necessário para todas as etapas a serem cumpridas até sua chegada ao Centro Cirúrgico: desde estacionar o carro, até o preenchimento dos documentos de internação, assinatura de termos, trocar de roupa, aferir sinais vitais e estar pronta(o) para a cirurgia.
Traga um acompanhante que possa ficar contigo – Após a cirurgia de Varizes, você irá para o quarto com as pernas enfaixadas e ainda talvez um pouco sonolenta(o) devido ao efeito da anestesia que ainda estará passando. Um acompanhante poderá facilitar suas necessidades como: ajudar a se levantar, usar o banheiro e se alimentar, além de te dar mais segurança por ter alguém conhecido contigo dentro do quarto no pós operatório.
Caso apresente sinais de infecção ou qualquer outra intercorrência que possa atrapalhar a cirurgia, contacte seu médico antes da data! Teremos prazer em lhe orientar e eventualmente pode ser necessário postergar o procedimento.
Observação – As orientações descritas aqui tem caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação de si mesmo ou de terceiros. Em caso de dúvidas sempre consultar um médico da equipe. Somente ele está habilitado a realizar o diagnóstico e programar a terapia mais adequada.
Observação - As orientações descritas aqui tem caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação de si mesmo ou de terceiros. Em caso de dúvidas sempre consultar um médico da equipe. Somente ele está habilitado a realizar o diagnóstico e programar a terapia mais adequada.
Fonte: Bruno L. de Almeida, MD, PhD / Vascular Brasília