A Cirurgia Endovascular, considerada uma subespecialidade da Cirurgia Vascular, é uma das técnicas que vem sendo muito utilizada para o tratamento de doenças vasculares. Isso porque trata-se de um procedimento minimamente invasivo e que possui vantagens tanto para o paciente, quanto para o cirurgião.
Nesta técnica cirúrgica, o tratamento é feito com o auxílio de cateteres e guias, que são manipulados pelo Cirurgião Vascular à distância. Funciona assim: são feitas pequenas punções, na região da virilha ou no local afetado, de modo a localizar o vaso sanguíneo comprometido.
A partir daí, cada doença vascular é tratada de uma forma. Por exemplo, para a doença arterial obstrutiva, são inseridos, no vaso afetado, o cateter, os stents e balões para dilatar o vaso e permitir a circulação do sangue.
Já para os aneurismas, que são dilatações das artérias, é utilizada a endoprótese, um tubo de metálico revestido de material impermeável que é inserido dentro da artéria para redirecionar o fluxo sanguíneo e evitar que o vaso continue a dilatar.
A Cirurgia Endovascular pode, ainda, ser utilizada para o tratamento das varizes. Neste caso, os cateteres inseridos são acoplados a uma fonte de LASER ou Radiofrequência, a fim de tratar as veias incompetentes.
Outras doenças também podem ser tratadas. São elas:
- Miomas uterinos;
- Varicoceles;
- Varizes pélvicas;
- Dissecção da artéria aorta.
Vantagens da Cirurgia Endovascular
- Minimamente invasiva, não necessita de grandes cortes;
- Recuperação rápida para o paciente;
- Diminui o risco de sangramento excessivo durante a cirurgia;
- Melhor visualização da área afetada para o cirurgião;
- Tratamento de doenças de alto risco.
Cirurgia Endovascular em Brasília
O Dr. Bruno Lorenção é médico formado pela Escola de Medicina da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (ES) e possui título de especialista em Cirurgia Geral pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Cirurgia Vascular, Angiorradiologia/Cirurgia Endovascular e Ecografia Vascular com Doppler pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC).
Realiza seus atendimentos em Brasília nos hospitais da Rede D’or, além de clínicas privadas da região.